Sustentabilidade: A Simplicidade em Ação
Apesar de ser a palavra da moda, a maioria das pessoas ainda se pergunta o que é sustentabilidade. Se você for pesquisar em um dicionário, provavelmente encontre a seguinte definição: a capacidade de ser sustentável. No Wikipédia, sustentabilidade é definida como uma forma de pensamento sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
A definição exposta no Wikipédia nos mostra que sustentabilidade não está apenas ligada aos aspectos tidos como ambientais ou naturais, mas também as questões econômicas, sociais e culturais. Está ligada a todos os aspectos da vida humana.
Gro Brundtland disse, em relatório publicado pela ONU, em 1987, que sustentabilidade: “é suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Sustentabilidade é o uso consciente dos recursos, e não o abandono ou mesmo a proibição do uso destes.
Ser sustentável é pensar, ver e agir em uma nova perspectiva de desenvolvimento, em uma nova perspectiva de mundo. Para ser sustentável não se precisa de grandes teorias, conceitos complicados, ou ações mágicas e mirabolantes. A sustentabilidade vive e permeia a simplicidade; ações práticas, como… um simples apagar de luzes.
Ser Sustentável é SIMPLES!!!
Greenpeace
Salve o Planeta